Quando falamos em redes sociais, precisamos entender um pouco de todas elas para visualizar qual é a adequação de cada uma parada as diferentes necessidades de uma marca. Facebook, Instagram, Youtube, TikTok... cada vez mais redes sociais são cogitadas para serem utilizadas como ferramentas que auxiliem a performance de uma marca perante o público, não é mesmo?
E, neste conteúdo, quero te convidar a conhecer um pouco mais sobre o LinkedIn, uma plataforma voltada para negócios, e te mostrar como ela também pode ser uma grande aliada na estratégia de expansão e manutenção do relacionamento do seu negócio em meio ao mercado competitivo e para os clientes.
Aqui, você verá:
• O que é o LinkedIn;
• Quais as diferenças do LinkedIn para outras plataformas;
• Quais os benefícios de utilizar essa rede social para a sua marca;
• Pequeno guia de boas práticas para o LinkedIn.
O que é o LinkedIn?
Com mais de 600 milhões de usuários ativos, o LinkedIn é uma rede social focada em resultados profissionais, que auxilia na geração de conexões e manutenção de relacionamento entre empresas, mercado e colaboradores.
A rede social é muito conhecida por facilitar a busca por empregos e fazer networking com outros profissionais que estão dentro do mercado. Além disso, também possibilita que as empresas encontrem mais facilmente candidatos para recrutamento e seleção.
Diferenças entre o LinkedIn e outras redes sociais
É importante compreender que cada rede social possui diferenças e especificidades e devem ser utilizadas pra estratégias diferentes e públicos mais específicos.
O LinkedIn é uma opção muito viável para estabelecer relevância dentro da rede de negócios, possibilitando conexões com pessoas que tem a ver com o perfil da marca, desde potenciais novos colaboradores, por meio das ferramentas de recrutamento e seleção, quanto perfis de clientes investidores.
Instagram e Facebook, auxiliam muito na comunicação e relacionamento com o público-alvo, contribuindo para o fortalecimento da marca no mercado competitivo perante os consumidores.
O YouTube é uma rede social que deve ser utilizada como apoio para diferentes estratégias de relacionamento e fortalecimento da marca dentro da internet – com reverberações no mundo offline também.
O TikTok é muito útil para engajar e potencializar o alcance de algumas estratégias e conteúdos criados pela marca dentro da rede.
O Whatsapp, por sua vez, é uma ferramenta que auxilia na construção de um relacionamento mais direto e próximo do público, facilitando ações comerciais e o contato no dia a dia entre empresas e pessoas.
Quais os benefícios do LinkedIn para empresas?
“Antes do LinkedIn, muitas vezes era difícil ter contatos para fazer network, benchmarking (análise comparativa entre os agentes do mercado) ou até aprimorar o conhecimento profissional. Essa mídia social então surgiu de forma disruptiva, aproximando pessoas de todo o mundo para jornadas construtivas por meio do diálogo. Tem coisa melhor?”, comenta Vitor Guimarães, social media do SUPERA.
Além disso, os benefícios de se usufruir dessa mídia são:
• Mostar autoridade empresarial
• Promover a empresa
• Promover funcionários
• Conquistar novos clientes
• Procurar antigos contatos
• Construir relacionamentos profissionais
• Contar com uma cultura de aprendizado
• Informar-se sobre as tendências de mercado
• Promover materiais
• Procurar talentos
Pequeno guia de boas práticas para o LinkedIn
1. Foto profissional
A percepção profissional da plataforma exige o mesmo da sua foto! Por isso, evite fotos impróprias ou com baixa qualidade.
Dica: Utilize o Canva ou Lightroom para edição das fotos.
2. Utilize palavras-chave
Insira palavras-chave referentes à sua ocupação no título do perfil e na descrição.
Descubra as suas palavras-chave, basta digitar seu cargo principal. Acesse: bit.ly/descubra-pal
3. Adicione pessoas estratégicas
Com a finalidade de garantir mais visibilidade e gerar autoridade profissional, adicione pessoas da sua área.
Dica: O LinkedIn tem uma ferramenta de busca, que você pode usar para procurar por palavras-chave.
4. Tenha um resumo/descrição atrativo
Quando falamos de cinema, por exemplo, um bom trailer é capaz de resumir e encantar as pessoas no primeiro contato! Logo, é importante que você tenha a mesma linha de raciocínio quando for criar seu resumo.
Dica: Fale de suas soft skills (aquelas que dizem respeito ao socioemocional, como resiliência, empatia, colaboração e comunicação) e hard skills (habilidades técnicas).
5. Detalhe suas experiências
De maneira sucinta, sintetizada e genuína, insira os desafios, cases, competências técnicas e resultados que conquistou. Lembre-se de utilizar as palavras-chave.
6. Solicite recomendações
Solicitar recomendações é uma ótima oportunidade para validar suas entregas e o seu próprio trabalho.
Dica: solicite aos colegas de trabalhos, gestores e antigo colegas que teve um bom relacionamento.