Certamente você já ouviu por aí que “a propaganda é alma do negócio”. E, de fato, ela é fundamental. Cada vez mais, as empresas estão compreendendo que os investimentos em estratégias de marketing se tratam de uma prática essencial para decolar no mercado. E dentro da modalidade de franquias não é diferente!
Inclusive, usufruir dos investimentos em marketing e divulgação da rede franqueadora e não precisar passar por todo o processo de consolidação de marca no mercado estão entre as principais vantagens de se abrir uma franquia. Contudo, claro que isso tem um custo, e ele se chama Fundo de Propaganda — que também é conhecido como Taxa de Publicidade ou Marketing e Taxa de Propaganda e Promoção.
Vamos saber mais sobre o assunto? Continue a leitura a seguir.
Fundo de Propaganda: o que é e como funciona?
O Fundo de Propaganda nada mais é do que um valor que precisa ser pago mensalmente pelo franqueado à sua franqueadora, justamente para cobrir os investimentos feitos pela rede em ações de promoção da marca no mercado.
Ou seja: trata-se de uma espécie de contribuição financeira que cada unidade franqueada precisa dar à franqueadora para que ela tenha condições de colocar em prática estratégias publicitárias e de marketing.
Vale esclarecer, porém, que o Fundo de Propaganda não costuma ser utilizado para divulgar nenhuma unidade em específico, mas, sim, para promover a rede como um todo.
O Fundo de Propaganda está previsto em lei?
Sim, esse fundo está previsto no Art. 2º, inciso IX, alínea “c”, da Nova Lei de Franquias — da mesma forma que já estava previsto na lei antiga.
Mas, qual o valor do Fundo de Propaganda?
O valor desse tipo de taxa varia de acordo com cada rede franqueadora, por isso precisa ser consultado diretamente com ela.
De acordo com a Lei de Franquias, esse número deve estar especificado e justificado na Circular de Oferta de Franquia (COF) — que, por sua vez, é um documento que precisa, obrigatoriamente, ser fornecido pela rede ao seu candidato a franqueado pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato.
Mas, apenas para que você tenha uma ideia, o Fundo de Propaganda da Franquia SUPERA corresponde a 3% do faturamento bruto de cada unidade.
Ainda vale destacar, aqui, que é direito do franqueado conferir, ao menos uma vez por ano, a prestação de contas da marca franqueadora a respeito de cada uma das campanhas publicitárias realizadas.
Prezando o nosso compromisso com a ética e transparência, todo franqueado SUPERA tem acesso ao balanço do Fundo de Propaganda disponível em: Gestão >> Fundo de Propaganda.
No entanto, não confunda o Fundo de Propaganda com:
A Taxa de Franquia
A Taxa de Franquia é a taxa inicial que o empreendedor precisa pagar à rede franqueadora, logo após a assinatura do contrato, para se tornar, de fato, um franqueado dela.
O valor faz parte do investimento inicial que se tem para abrir uma franquia — ele corresponde à concessão de uso da marca em questão, é fixo e único, e também deve estar estipulado na Circular de Oferta de Franquia.
Essa taxa, em geral, é utilizada para contribuir com a franqueadora no que se refere aos custos que ela teve no processo de prospecção e seleção do candidato a franqueado — bem como garantir à unidade franqueada, além do uso da marca, direitos como:
- Acesso ao know-how da rede;
- Treinamento inicial do franqueado e da primeira equipe;
- Projeto de arquitetura para a montagem da unidade;
- Acesso aos manuais de operação e do sistema de gestão.
Vale pontuar, nesse sentido, que, como estratégia de atração de novos franqueados, algumas marcas não cobram Taxa de Franquia. Todavia, fique atento, visto que esse valor pode estar inserido em outras taxas a serem pagas posteriormente.
Os Royalties
Já os chamados Royalties são taxas mensais referentes ao direito de utilização da marca e do know-how da franqueadora durante todo tempo de vigência do contrato de franquia.
Nesse caso, o montante arrecadado pela rede com seus franqueados costuma cobrir as despesas da marca com ações voltadas às unidades, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de venda, dentre outras práticas.
Além disso, esse dinheiro também é investido em pesquisas para criar ou aprimorar produtos e serviços, bem como a qualidade da marca de uma forma geral.
Artigo publicado originalmente por Sidney Gonçalves em:
https://www.franquiaeducacional.com/futuro-franqueado-entenda-o-que-e-o-fundo-de-propaganda-e-a-sua-importancia