O
Gerente de Marketing do Franqueador SUPERA, Matheus Aragon, responsável pela
execução do projeto, afirma que: “Temos hoje, na internet, uma oferta muito
grande de conteúdos que, por vezes, são difíceis de serem encontrados por
estarem em diferentes plataformas como sites, Youtube, mídias sociais etc. No
SUPERA, isso não é diferente. O Mapa Mental foi a ferramenta que encontramos
para que as pessoas encontrem os principais conteúdos SUPERA de uma maneira
muito mais simples.”
O
objetivo deste conteúdo é explicar como utilizar essa ferramenta da melhor
forma possível para apresentar de forma cada vez mais clara o que o SUPERA tem
produzido – e como isso poderá ajudar na captação e manutenção de alunos. Você
vai conferir:
Continue
lendo para ficar por dentro da novidade!
Antes
de mais nada, precisamos esclarecer do que se trata um mapa mental, não é
mesmo?
A
criação de mapas mentais é uma técnica utilizada para fornecer resumos sobre
informações importantes por meio de tópicos estruturados entre assuntos e
conteúdos que estão sendo trabalhados, por meio da associação dos temas a
partir da criação de uma dashboard – um painel visual – que concentra as
principais informações, as informações mais relevantes para abordar sobre um
assunto.
No
caso do Mapa
Mental de Conteúdos do SUPERA, o centro do painel é uma
caixa com o nome de “CONTEÚDOS SUPERA”, que é de onde saem todas as
ramificações dos temas abordados no site, bem como depoimentos de quem já teve
a vida mudada pelo SUPERA e informações institucionais relevantes para aqueles
que querem conhecer mais o Método e ficar por dentro das principais notícias,
vídeos e artigos. Nos próximos tópicos, abordaremos mais detalhadamente o
funcionamento do mapa e como deverá ser feita sua utilização.
O mapa
foi estruturado com base nos conteúdos publicados mais recentemente e pelo
nível de relevância de cada um para os diversos assuntos em que estão listados
no painel – que são categorias já existentes no site do Método SUPERA.
Os
temas listados são variados e, neste primeiro momento, estão divididos em:
· Habilidades Cognitivas;
o
Concentração;
o
Criatividade;
o
Raciocínio Lógico;
o
Memória.
· Desempenho Escolar;
· Conteúdos Especiais 60+;
· Conteúdos Práticos;
· Depoimentos;
· Notícias SUPERA;
· Curiosidades;
· Bem-estar e Saúde Mental;
· Reserva Cognitiva;
· Desempenho Profissional;
· Habilidades Socioemocionais;
o
Autoestima;
o
Empatia;
o
Autogestão;
o
Autoconhecimento;
o
Gestão de Relacionamento.
Para
utilizar a ferramenta é muito simples. Confira os passos abaixo:
1. Acesse:
https://www.mindmeister.com/1759438874?t=ADcHQFnNeE;
2. Abra a
tela do mapa e utiliza o mouse para navegar;
3. Verifique
os assuntos listados;
4. Vá até
as listas de cada um dos assuntos, que ficam em ramificações a frente do bloco
principal de texto;
5. Clique
na ➡️ que fica no final do
tema/assunto;
6. Vá
direto para a página da matéria/vídeo/artigo.
O Mapa
Mental de Conteúdos SUPERA pode ser utilizado pelas diferentes frentes de
atuação das equipes SUPERA, tanto para consulta interna quanto para apresentar
os conteúdos produzidos pelo Método.
Com a
divisão feita por categorias e sub categorias, fica mais prático, por exemplo,
para o Departamento Comercial apresentar mais informações sobre os
assuntos que chamam a atenção dos potenciais alunos, de acordo com as
necessidades de cada um. Para o Departamento Pedagógico, uma das
utilizações do mapa pode ser feita para informar os alunos sobre o que está
sendo produzido no site e em outras redes do SUPERA.
Patrícia
Lessa, Diretora Pedagógica do Franqueador SUPERA, afirma que “O mapa mental
de conteúdos SUPERA é incrível! Facilitador e nos ajudará a sermos muito mais
ágeis na busca por conteúdos que utilizamos no dia a dia e mesmo quando
precisamos de algo novo, diferente que pode complementar o nosso discurso sendo
ele pedagógico ou não. Estou muito feliz com a entrega de mais um recurso que
fará com que cada membro de nossas equipes se torne mais autônomo e eficiente
quando o assunto é conhecimento.”
O
objetivo principal do Mapa Mental de Conteúdos SUPERA é fornecer ainda mais
facilidade na hora de encontrar informações relevantes que ajudem a fazer a
manutenção do relacionamento com os alunos, bem como para a captação de novos.
Além disso, é um material de fácil compartilhamento que ajuda a manter todas as
pessoas envolvidas no SUPERA informadas sobre os conteúdos.
O Mapa
Mental de Conteúdos SUPERA foi construído, inicialmente, para ser alimentado
com os conteúdos que são publicados no site do Método, como matérias e
artigos, materiais digitais como e-books, e ainda oferecer mais
facilidade para encontrar os conteúdos audiovisuais no canal do Youtube.
A
atualização do mapa será feito pelo departamento de Marketing do Franqueador
SUPERA de acordo com os novos conteúdos que serão compartilhados nos meios, por
ordem de relevância e pertinência para o mapa – sempre visando oferecer os
melhores conteúdos já publicados.
É
importante lembrar que a atualização dos conteúdos serão feitas diretamente no
Mapa Mental de Conteúdos SUPERA.
O Mapa
Mental de Conteúdos SUPERA está na plataforma Mind Meister, como foi explicado
mais detalhadamente no primeiro tópico deste artigo. O compartilhamento, assim
como o acesso, é muito fácil e prático, conforme também foi exemplificado no
tópico “Como Utilizar a Ferramenta”.
Considerando
esses aspectos, é importante que TODOS tenham conhecimento da implantação dessa
nova ferramenta e, assim, familiaridade com ela. É fundamental, também, saber
que ela ficará disponível para acesso de maneira integral, possibilitando que
todos possam utilizá-la de maneira eficiente.
Todas
as equipes SUPERA podem ter acesso ao Mapa Mental de Conteúdos, basta ter o
endereço do site em mãos para poder acessar a plataforma. A ideia principal de
disponibilizar essa nova ferramenta é proporcionar mais agilidade para todos na
hora de pesquisar um conteúdo relevante nas diferentes categorias de assuntos
tratados pelo SUPERA.
Para
Isabella Rabelo, Coordenadora de Conteúdo do Franqueador SUPERA, “o Mapa
Mental, além de ser uma excelente ferramenta para ser utilizada em momentos de
argumentação com os clientes, serve para seguir como um guia para criação de
conteúdo local para as mídias sociais”.
"Além de apresentarmos o Mapa de Conteúdos SUPERA em reunião nacional comercial, preparamos um vídeo exclusivo para franqueados e colaboradores, detalhando o uso desta nova ferramenta que tende revolucionar o contato com nossos clientes", complementa Matheus.
Clique aqui e assista.
Wouldn't it be a good idea to create a course?