Apresentamos
para vocês uma nova seção no Blog da UCS, a série “Quem faz o SUPERA”, que traz
uma série de entrevistas exclusivas com o maior ativo da nossa empresa: as
pessoas.
O objetivo é
fazer com que vocês conheçam um pouquinho melhor os bastidores de quem presta
suporte para que milhares de vidas sejam transformadas diariamente nas unidades
SUPERA de todo o Brasil.
Para a
primeira matéria da série, convidamos Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica
Nacional, que traz um pouquinho da sua história na rede, além de dicas referentes
a sua área de atuação. Confira:
Nome: Patrícia Lessa
Área: Pedagógico
Função:
Diretora Pedagógica
Formação:
Formação inicial em
Letras, especializações em Metolodologia do ensino da Língua Inglesa,
Psicopedagogia, Neuroaprendizagem e Gerontologia.
Exerceu
diversas funções ao longo de sua carreira de forma que possui uma experiência
muito ampla nas diversas áreas de atuação de uma escola de cursos livres, atuou
como: Professora, Assistente de Coordenação, Coordenadora Pedagógica,
Coordenadora Acadêmica, Diretora Pedagógica, Supervisora Pedagógica de Campo e
Gestora de unidade.
Tempo de
casa: 9 anos -
Integra a Família SUPERA desde maio de 2012.
Trajetória
no SUPERA:
Vim para o
SUPERA em um momento em que não estava pensando em voltar a trabalhar, pois
queria tirar um tempo para me dedicar às minhas filhas. Uma conhecida, que
trabalhava no SUPERA, insistiu muito para que eu conhecesse a proposta, aceitei
pra não perder a amizade, sabe? Logo que
cheguei, junto ao Antônio Carlos, ela começou a me contar sobre o curso, as
ferramentas... Fui ficando encantada de forma que essa conversa aconteceu numa
quinta-feira e na segunda eu já estava trabalhando! (risos).
Eu comecei
com a construção dos processos de gestão pedagógica. Durante essa jornada, tudo
foi se consolidando, o número de alunos foi crescendo e os processos foram
melhorando até a gente ter a oportunidade de ter uma equipe apenas para gestão.
Aí então em 2018 eu recebi o convite para me tornar Diretora Pedagógica e as
equipes do departamento foram se especializando cada vez mais.
O que te
motiva todos os dias a vir para o SUPERA?
Desde que comecei
minha vida profissional com 16 anos (eu fiz magistério), descobri que cuidar
das pessoas e ajudá-las a crescer de alguma forma era o que eu gostava de fazer
e queria para a minha vida. Hoje, algo que me motiva é saber que todos os dias,
sentada na minha cadeira no franqueador, tenho a possibilidade de impactar
vidas que estão no Brasil inteiro.
Há alguns
anos atras passei por uma situação que “virou uma chavinha” na minha cabeça
sobre a dimensão do que a gente faz aqui.
Eu estava em
uma unidade em Manaus, assistindo a uma
aula e a educadora falou assim pros alunos: “tá vendo esse exemplo? Acontece na
casa dela, foi ela quem nos disse que faz assim!” (apontando para mim). O
assunto era estabelecimento de hábitos, porque eu queria passar a tomar café da
manhã em casa, com a família, passei a deixar a mesa preparada na noite anterior. Com o
tempo, isso se tornou um hábito.
Me motiva
muito impactar a vida das pessoas que estão ao meu lado e o fato de conseguir
impactar outras vidas por todo o Brasil
com o meu trabalho, me faz ser muito feliz.
De tudo o
que você viveu até aqui, qual foi o momento mais marcante?
No início da
minha carreira, eu tinha uma pessoa que era referência para mim. Ela era
experiente, assertiva, tinha a palavra certa na hora certa... e eu tive a
grande oportunidade de trabalhar com ela durante 10 anos.
No meu
segundo treinamento aqui no SUPERA, ao final, as pessoas começaram a me abraçar
e diziam “você é isso, aquilo”... E começaram a usar adjetivos que eu usava
para me referir àquela pessoa que eu tinha como referência na minha carreira.
Neste dia eu
até escrevi um e-mail para ela agradecendo. Foi muito marcante mesmo.
Quais conselhos você daria para quem quer alçar voos altos na Pedagogia?
As pessoas
reclamam muito da remuneração salarial. Eu, na área pedagógica, nunca precisei reclamar
disso porque eu sempre gostei do que eu estava fazendo e dei o meu melhor, a
remuneração sempre foi consequência da minha dedicação. Quando as pessoas viam o
meu desempenho, me alavancavam. Investi muito do meu tempo, fui atrás de
desenvolvimento e nunca fiquei focada em querer “ter” e sim em querer “realizar”.
As coisas foram acontecendo por conta do amor e dedicação que tinha. Você, se
quer ter sucesso na área pedagógica, deve ser apaixonado pelo que faz e dar o
seu melhor. Para isso, precisa estudar e ter experiências diversas.
Como, com
a sua experiência, vc pode contribuir para a rede franqueada SUPERA?
“A
fidelização não é resultado de uma ação específica, mas sim de toda ação
realizada a cada encontro com o seu aluno. É uma jornada contínua! Não podemos
pestanejar, um dia de mal humor pode nos fazer perder um aluno”.
Sendo assim,
todo dia é uma nova oportunidade para fidelizar:
·
Ganhe
a confiança de seu aluno. Seja autêntico, compartilhe com ele situações da sua
vida que possam ajudá-lo a entender melhor seus próprios desafios. É muito
comum o aluno ter dificuldades na realização do ábaco, diga para ele como foi
com você e como você teve sucesso.
·
Facilite
os processos para ele. Isso é ter foco na solução. Descomplique!
·
Ajude
seu aluno a se sentir no controle de suas ações e escolhas. Uma pessoa que se
sente empoderada é feliz.
·
Conheça
sempre mais sobre seus alunos: gostos, interesses, talentos e até mesmo
dificuldades. Assim conseguirá proporcionar uma mediação intencional e
certamente terá a reciprocidade do aluno.
·
Supere
as expectativas do aluno, entregue a ele mais do que ele comprou... a surpresa
que não custa caro... Um bilhetinho, uma mensagem, um olhar e um sorriso em um
momento inesperado... Isso tudo não custa caro, caro é o que ele já pagou
por... o curso SUPERA.
·
Associe
tudo o que fazemos ao prazer, ou a solução de algum problema. Isso ajuda o
aluno a tangibilizar os resultados e a transcender, ou seja, usar o aprendido
em sala para outros contextos da vida diária.
A
fidelização dos alunos proporciona a manutenção deles e consequentemente, com
uma equipe comercial bem capacitada, o crescimento da unidade. Mas o mais
importante é o impacto que alunos fidelizados causam na equipe da unidade,
alunos felizes deixam educadores, recepcionistas, consultores, franqueados
felizes e está justamente aí, o grande ciclo VIRTUOSO da fidelização. Gente
feliz atrai gente feliz!
Wouldn't it be a good idea to create a course?