A atenção é uma habilidade fundamental para a vida, é a capacidade do indivíduo interagir com seu ambiente, respondendo a estímulos que lhe são relevantes. Ela possibilita selecionar qual estímulo será analisado em detalhes e qual será levado em consideração para guiar nosso comportamento.
Ser capaz de “prestar atenção” mostra-se como uma ação de extrema importância e, portanto, uma habilidade que deve ser estimulada, treinada e fortalecida o que pode acontecer também por meio dos jogos, afinal, para se conquistar um bom resultado, estar atento aos detalhes, as jogadas, as regras... é fundamental!
Quando falamos em jogo, para garantir a diversão, aprender a lidar bem com as emoções também é essencial, portanto, nesta semana trataremos ainda da tolerância, que é a capacidade de lidar com uma situação frustrante ou desfavorável.
Quando algo que o indivíduo deseja não é alcançado ocorre a frustração e, saber controlar e conduzir essa emoção de maneira positiva o tornará capaz de enfrentar as dificuldades e constrangimentos que o dia a dia apresenta sem desistir de seus objetivos.
Aprendemos a tolerar quando somos expostos às frustrações, percebendo que as experiências nem sempre são agradáveis e que mesmo assim é possível superá-las.
Então os jogos entram em cena mais uma vez, como grandes aliados, visto que a constante variação das situações apresentadas por eles pode proporcionar desafios diferenciados, possibilitando entrar em contato com diferentes regras, conquistas e frustrações, se frustrando em um ambiente controlado esse comportamento pode ser trabalhado e aprendido.