Certamente você já teria vivenciado muitas cenas de comédia, romantismo, drama, suspense e aventura, não é mesmo? Você já pensou sobre isso? Quais cenas gostaria de viver novamente ou quais delas entraria no roteiro da sua vida? É importante relembrar o que passou e estabelecer planejamentos para encaminhar as ações do presente para chegarmos no futuro com muitas cenas felizes.
Como espectadores de nossa história, olhando para o passado e assistindo às mais variadas cenas que já vivenciamos, é possível refletir e decidir quais delas gostaríamos de dar um replay em nosso momento presente ou no futuro, ou também é possível identificar aquelas cenas não tão agradáveis, que desejamos pausar e cortar do vídeo de nossas memórias, entretanto, como isso não é possível, precisamos ser resilientes e persistentes para lidar com elas. O fato é: nós somos, em parte, as cenas que já vivemos!
Mas você já assistiu a um filme e se identificou instantaneamente com algum personagem? Já pensou por que isso acontece? E se você se tornasse o protagonista de sua própria vida, em seu presente, em seu agora? É importante refletirmos sobre as nossas ações presentes, e como elas ficarão gravadas como um filme em nossas memórias. Caso sejam positivas, teremos muito desejo de revê-las, mas caso sejam negativas, podem nos atormentar durante muito tempo, como nos filmes de terror. Treinando nossas habilidades cognitivas e socioemocionais, é possível fazer escolhas mais assertivas.
Agora, imagine-se em um futuro próximo... Quais cenas gostaria de viver? Você acha que é possível? Mas como realizará estas cenas? Após sermos protagonistas de nossa própria história, devemos também entender que grande parte das cenas que viveremos são de responsabilidade nossa. Então, devemos planejar o nosso futuro como roteiristas que escrevem as próximas cenas, para quem sabe, viver uma vida digna de um Oscar!
Artigo escrito originalmente por Alysson Garcia.